Você se comunica bem no
trabalho?
Yone
Simidzu Da equipe do Correio
Wanderlei Pozzembom |
|
João José Curvello,
especialista em comunicação: ‘‘O primeiro e mais importante
passo é desenvolver a auto-estima’’
| São Paulo — ‘‘Então você tem 15 anos de
experiência?’’, pergunta o recrutador de recursos humanos ao
candidato a uma vaga na empresa. ‘‘É, 15 anos’’, responde o
entrevistado.
Com essa resposta econômica e curta, esse
profissional perdeu não apenas a oportunidade de falar de sua
trajetória profissional como também de mostrar desembaraço para se
comunicar. Perdeu a chance de conseguir a vaga.
‘‘Se o candidato não souber falar e escrever de
forma clara está liquidado’’, afirma a gerente Ana Maria Cadavez, da
consultoria KPMG. Ela, por exemplo, descarta na hora um candidato
que dá respostas secas e curtas, indícios de que tem dificuldades em
se comunicar com outras pessoas.
Não são apenas as palavras que contam. A
entonação da voz, a firmeza ao falar, a habilidade em articular
pensamentos e palavras e a linguagem corporal formam um conjunto que
define a capacidade comunicativa e o perfil de um candidato.
O olhar também é fundamental. ‘‘Sabemos quando um
candidato mente pois ele sempre desvia o olhar’’, diz a gerente de
recrutamento e seleção da Mission, Roseli Melo. ‘‘Não adianta nada
uma pessoa dizer que tem firmeza na negociação, se ela está afundada
na cadeira e sua voz praticamente não sai.’’
A exigência de habilidade para se expressar tem
fundamento: o funcionário terá de falar com colegas e chefes,
negociar com clientes, participar de reuniões, entre outras
atividades.
FIM DAS ILHAS
A comunicação é hoje uma das principais
preocupações das empresas modernas que adotaram o trabalho em
equipe. O líder tomou o lugar do chefe. E não há mais ‘‘ilhas’’,
onde cada funcionário cuida apenas de determinadas tarefas.
Mesmo essas empresas ainda enfrentam dificuldades
de comunicação. É o caso de uma grande indústria paulista. Seu
departamento de marketing correu contra o tempo para preparar o
lançamento de uma novidade na data determinada. Faltavam poucos dias
quando descobriu-se que estava tudo pronto, menos o produto.
A área de marketing não havia sido avisada que
componentes da embalagem do produto, importados, estavam retidos na
alfândega. A empresa teve de adiar o evento e as campanhas de
divulgação. Desperdiçou tempo, dinheiro e ainda sofreu arranhões em
sua imagem junto a fornecedores e clientes.
A história é real e serve de exemplo de como a
falha de comunicação é um problema grave. Se não for encarada de
frente, pode impedir a empresa de atingir metas e até levá-la à
falência.
Nas novas estruturas organizacionais, a
comunicação é incentivada. A hierarquia se tornou menos rígida — a
distância entre funcionários de baixo escalão e diretores deixou de
existir. Nas empresas modernas, diretores dialogam com funcionários
em início de carreira sem nenhum constrangimento. ‘‘As empresas
perceberam que a comunicação influencia diretamente os resultados’’,
explica o consultor Waldimas Galvão, da W2 Comunicação Negocial.
‘‘Quanto mais transparentes as organizações forem, mais
comprometidos e motivados serão os empregados.’’
NOVA POSTURA
Essas mudanças se devem também às novas
tecnologias, como o correio eletrônico ou a Internet, que permitem
que qualquer pessoa tenha acesso a informações. Até a conversa entre
os empregados, antes combatidas como desperdício de tempo, começam a
ser aceitas como um meio de crescimento profissional e circulação de
idéias.
Segundo João José Curvello, professor da
Universidade Católica de Brasília e integrante da Sociedade
Brasileira de Estudos da Comunicação (Intercom), descobriu-se que os
momentos de conversa informal eram um meio de aprendizagem.
‘‘Percebeu-se que os funcionários falam de trabalho, trocam
experiências e aconselham-se mutuamente’’, explica.
O grande problema é que os chefes estão
acostumadas a falar e não a ouvir. Por isso, jamais se preocuparam
em saber se eram compreendidos ou não. Não se levava em conta se a
linguagem utilizada era a mais adequada.
Waldimas Galvão lembra que o papel dos chefes é
se fazer entender. ‘‘Em uma linha de produção, o funcionário que não
sabe qual é o foco e a missão da empresa trabalha sem ter idéia do
significado de sua tarefa como parte de um processo. Por isso, acaba
desmotivado’’, alerta.
A habilidade para se comunicar bem é uma
qualidade que pode ser conseguida (veja quadro ao lado). ‘‘Não é
preciso ser afável com todo mundo’’, brinca o professor João José
Curvello. O esforço para atingir essa habilidade é pequeno. O mais
difícil, segundo ele, é desenvolver a própria auto-estima e a dos
colegas de trabalho para que a comunicação flua
tranqüilamente.
Peça para ser avaliado |
* Até
que ponto seus colegas de trabalho prestam atenção ao que você
fala? Sua comunicação é clara e eficiente? Este teste deve
ser respondido pelas pessoas com as quais você mais se
comunica na empresa. As respostas delas vão dizer como anda a
sua capacidade de se comunicar bem.
* Há quatro opções de resposta no
teste. Elas devem pontuar cada uma de acordo com a lista
abaixo. Depois, você soma os pontos e compara com a
análise. (4) sempre (3) na maioria das vezes (2)
raramente (1) nunca |
Que tal a minha postura? |
1) presto atenção
às reações da pessoa com quem converso? |
. |
2) falo de forma
direta e objetiva? |
. |
3) atenho-me à
pauta da reunião? |
. |
4) compartilho
informações e conhecimentos importantes para o
trabalho? |
. |
5) olho nos olhos
das pessoas com quem converso? |
. |
6) tomo decisões
de acordo com os objetivos da empresa? |
. |
7) estimulo
pessoas a expor opiniões diferentes das minhas? |
. |
8) faço perguntas
para ter certeza de que todos entenderam minhas
idéias? |
. |
9) faço gestos
para enfatizar as idéias? |
. |
10) aceito
críticas ao meu trabalho? |
. |
11) peço
explicação sobre palavras difíceis para que todos
entendam? |
. |
12) esclareço a
importância de cada trabalho para o resultado do
negócio? |
. |
Análise
* Acima de 35 pontos: Parabéns.
Você demonstra ter habilidade desenvolvida para se comunicar
bem no trabalho, impulsionando positivamente o desempenho dos
colegas e da empresa. Seus parceiros agradecem.
* De 26 a 35: Você tem postura
comunicativa pouco desenvolvida. Precisa melhorá-la para não
prejudicar o desempenho da empresa e o seu. Tente ser mais
claro e objetivo com seus colegas
* Até 25: Comunicação tem pouca
importância para você. Cuidado. Comece a melhorar a sua
capacidade de comunicação na empresa antes que seja tarde
demais.
Fonte: W2
Comunicação |
Pratique |
A
habilidade para se comunicar bem é uma qualidade que pode ser
desenvolvida. Veja alguns conselhos de especialistas na
área: |
* Zele
por sua auto-estima (nunca se menospreze ou se deprecie). A
atitude positiva o ajudará a falar com firmeza. É bom também
estimular a auto-estima dos colegas de trabalho para a
comunicação fluir
* Procure saber antes o perfil do
receptor da mensagem. Evite jargões técnicos, compreensíveis
apenas para quem é do ramo
* Escolha as palavras mais simples
ao dirigir-se a estrangeiros. Tenha o cuidado de falar
pausadamente
* Grave a própria voz e ouça com
espírito crítico. Ao fazer isso, é possível verificar se a
fala é monocórdica (não muda de tom) ou se sofre de falta de
ritmo. Ler poesia em voz alta pode ser um bom exercício.
* Faça associações de imagens. Em
vez de dizer: ‘‘Nossas vendas estão diminuindo
repentinamente’’. Por que não: ‘‘Nossas vendas estão caindo
como granizo durante uma tempestade?’’
* Prepare-se para as reuniões.
Tenha argumentos sólidos e embasados. Fazer gestos para
enfatizar idéias, sem exagero, ajudam a fixar a atenção do
público |
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