Você se comunica bem no trabalho?


Yone Simidzu
Da equipe do Correio

Wanderlei Pozzembom
João José Curvello, especialista em comunicação: ‘‘O primeiro e mais importante passo é desenvolver a auto-estima’’
São Paulo — ‘‘Então você tem 15 anos de experiência?’’, pergunta o recrutador de recursos humanos ao candidato a uma vaga na empresa. ‘‘É, 15 anos’’, responde o entrevistado.

  Com essa resposta econômica e curta, esse profissional perdeu não apenas a oportunidade de falar de sua trajetória profissional como também de mostrar desembaraço para se comunicar. Perdeu a chance de conseguir a vaga.

  ‘‘Se o candidato não souber falar e escrever de forma clara está liquidado’’, afirma a gerente Ana Maria Cadavez, da consultoria KPMG. Ela, por exemplo, descarta na hora um candidato que dá respostas secas e curtas, indícios de que tem dificuldades em se comunicar com outras pessoas.

  Não são apenas as palavras que contam. A entonação da voz, a firmeza ao falar, a habilidade em articular pensamentos e palavras e a linguagem corporal formam um conjunto que define a capacidade comunicativa e o perfil de um candidato.   O olhar também é fundamental. ‘‘Sabemos quando um candidato mente pois ele sempre desvia o olhar’’, diz a gerente de recrutamento e seleção da Mission, Roseli Melo. ‘‘Não adianta nada uma pessoa dizer que tem firmeza na negociação, se ela está afundada na cadeira e sua voz praticamente não sai.’’

  A exigência de habilidade para se expressar tem fundamento: o funcionário terá de falar com colegas e chefes, negociar com clientes, participar de reuniões, entre outras atividades.   

FIM DAS ILHAS

  A comunicação é hoje uma das principais preocupações das empresas modernas que adotaram o trabalho em equipe. O líder tomou o lugar do chefe. E não há mais ‘‘ilhas’’, onde cada funcionário cuida apenas de determinadas tarefas.

  Mesmo essas empresas ainda enfrentam dificuldades de comunicação. É o caso de uma grande indústria paulista. Seu departamento de marketing correu contra o tempo para preparar o lançamento de uma novidade na data determinada. Faltavam poucos dias quando descobriu-se que estava tudo pronto, menos o produto.

  A área de marketing não havia sido avisada que componentes da embalagem do produto, importados, estavam retidos na alfândega. A empresa teve de adiar o evento e as campanhas de divulgação. Desperdiçou tempo, dinheiro e ainda sofreu arranhões em sua imagem junto a fornecedores e clientes.

  A história é real e serve de exemplo de como a falha de comunicação é um problema grave. Se não for encarada de frente, pode impedir a empresa de atingir metas e até levá-la à falência.

  Nas novas estruturas organizacionais, a comunicação é incentivada. A hierarquia se tornou menos rígida — a distância entre funcionários de baixo escalão e diretores deixou de existir. Nas empresas modernas, diretores dialogam com funcionários em início de carreira sem nenhum constrangimento. ‘‘As empresas perceberam que a comunicação influencia diretamente os resultados’’, explica o consultor Waldimas Galvão, da W2 Comunicação Negocial. ‘‘Quanto mais transparentes as organizações forem, mais comprometidos e motivados serão os empregados.’’   

NOVA POSTURA

  Essas mudanças se devem também às novas tecnologias, como o correio eletrônico ou a Internet, que permitem que qualquer pessoa tenha acesso a informações. Até a conversa entre os empregados, antes combatidas como desperdício de tempo, começam a ser aceitas como um meio de crescimento profissional e circulação de idéias.

  Segundo João José Curvello, professor da Universidade Católica de Brasília e integrante da Sociedade Brasileira de Estudos da Comunicação (Intercom), descobriu-se que os momentos de conversa informal eram um meio de aprendizagem. ‘‘Percebeu-se que os funcionários falam de trabalho, trocam experiências e aconselham-se mutuamente’’, explica.

  O grande problema é que os chefes estão acostumadas a falar e não a ouvir. Por isso, jamais se preocuparam em saber se eram compreendidos ou não. Não se levava em conta se a linguagem utilizada era a mais adequada.

  Waldimas Galvão lembra que o papel dos chefes é se fazer entender. ‘‘Em uma linha de produção, o funcionário que não sabe qual é o foco e a missão da empresa trabalha sem ter idéia do significado de sua tarefa como parte de um processo. Por isso, acaba desmotivado’’, alerta.

  A habilidade para se comunicar bem é uma qualidade que pode ser conseguida (veja quadro ao lado). ‘‘Não é preciso ser afável com todo mundo’’, brinca o professor João José Curvello. O esforço para atingir essa habilidade é pequeno. O mais difícil, segundo ele, é desenvolver a própria auto-estima e a dos colegas de trabalho para que a comunicação flua tranqüilamente.

Peça para ser avaliado
* Até que ponto seus colegas de trabalho prestam atenção ao que você fala? Sua
comunicação é clara e eficiente? Este teste deve ser respondido pelas pessoas com as quais você mais se comunica na empresa. As respostas delas vão dizer como anda a sua capacidade de se comunicar bem.

* Há quatro opções de resposta no teste. Elas devem pontuar cada uma de acordo com a lista abaixo. Depois, você soma os pontos e compara com a análise.
(4) sempre
(3) na maioria das vezes
(2) raramente
(1) nunca

Que tal a minha postura?
1) presto atenção às reações da pessoa com quem converso? .
2) falo de forma direta e objetiva? .
3) atenho-me à pauta da reunião? .
4) compartilho informações e conhecimentos importantes para o trabalho? .
5) olho nos olhos das pessoas com quem converso? .
6) tomo decisões de acordo com os objetivos da empresa? .
7) estimulo pessoas a expor opiniões diferentes das minhas? .
8) faço perguntas para ter certeza de que todos entenderam minhas idéias? .
9) faço gestos para enfatizar as idéias? .
10) aceito críticas ao meu trabalho? .
11) peço explicação sobre palavras difíceis para que todos entendam? .
12) esclareço a importância de cada trabalho para o resultado do negócio? .
Análise

* Acima de 35 pontos: Parabéns. Você demonstra ter habilidade desenvolvida para se comunicar bem no trabalho, impulsionando positivamente o desempenho dos colegas e da empresa. Seus parceiros agradecem.

* De 26 a 35: Você tem postura comunicativa pouco desenvolvida. Precisa melhorá-la para não prejudicar o desempenho da empresa e o seu. Tente ser mais claro e objetivo com seus colegas

* Até 25: Comunicação tem pouca importância para você. Cuidado. Comece a melhorar a sua capacidade de comunicação na empresa antes que seja tarde demais.

Fonte: W2 Comunicação

Pratique
A habilidade para se comunicar bem é uma qualidade que pode ser desenvolvida. Veja alguns conselhos de especialistas na área:
* Zele por sua auto-estima (nunca se menospreze ou se deprecie). A atitude positiva o ajudará a falar com firmeza. É bom também estimular a auto-estima dos colegas de trabalho para a comunicação fluir

* Procure saber antes o perfil do receptor da mensagem. Evite jargões técnicos, compreensíveis apenas para quem é do ramo

* Escolha as palavras mais simples ao dirigir-se a estrangeiros. Tenha o cuidado de falar pausadamente

* Grave a própria voz e ouça com espírito crítico. Ao fazer isso, é possível verificar se a fala é monocórdica (não muda de tom) ou se sofre de falta de ritmo. Ler poesia em voz alta pode ser um bom exercício.

* Faça associações de imagens. Em vez de dizer: ‘‘Nossas vendas estão diminuindo repentinamente’’. Por que não: ‘‘Nossas vendas estão caindo como granizo durante uma tempestade?’’

* Prepare-se para as reuniões. Tenha argumentos sólidos e embasados. Fazer gestos para enfatizar idéias, sem exagero, ajudam a fixar a atenção do público