Campanha chilena desmascara falsos “responsáveis sociais”

João J. A. Curvello | Comunicação Organizacional | domingo, julho 13th, 2008

salmao

No post anterior falei um pouco sobre a hipocrisia de algumas organizações que se dizem socialmente responsáveis apenas para agregar valor à sua imagem. Uma prova de que esse discurso é muitas vezes falso pode ser verificada a partir dessa campanha lançada recentemente no Chile, e que desmascara todo o segmento da indústria do salmão, explorando justamente as incoerências entre o discurso que valoriza as ações sociais, por um lado, e as práticas predatórias e desumanas nas relações de trabalho, por outro.

Essa informação foi originalmente postada no blog Comunicação de Interesse Público, do Ig.

“A Oxfam (organização internacional contra pobreza, sofrimento e injustiça) e a Terram (ong chilena) lançaram a campanha no te lo tragues para informar e sensibilizar o Chile sobre o impacto que a indústria do salmão tem no mercado de trabalho e no meio ambiente ‘A indústria do salmão alimenta o sul do Chile, mas a custa de seus funcionários; promove o esporte, mas seus funcionários trabalham 60 horas por semana; destina recursos às bibliotecas da região, mas tem um das maiores taxas de risco de acidente de trabalho do país; mais de 20 mil mulheres trabalham nessa indústria, mas em condições precárias e com sérias conseqüências para saúde’, denunciam os anúncios. A criação é da agência Carvavilla Boutique Creativa.”

1 Comentário

Os comentários estão fechados.

Feed RSS para comentários sobre este post.